Mudança de horário em Mato Grosso do Sul terá plebiscito

A proposta de mudança do fuso horário de Mato Grosso do Sul (uma hora a menos que Brasília) recebeu um impacto recentemente. O processo começou quando a TV Morena, principalmente, foi obrigada a retransmitir a programação da Rede Globo conforme as normas da Classificação Indicativa e por isso transmitir os programas uma hora depois da exibição nacional, exceção do Jornal Nacional, o que obrigou a emissora a gravar a programação para depois exibir. Isso gerou, sem dúvida, acréscimo nos custos da emissora, além de algumas reclamações da audiência, com perda de assistência, principalmente na transmissão dos jogos de futebol, que não foram mais exibidos integralmente, mas apenas compactos em outros horários. Assim, a emissora colocou seus técnicos de plantão e provocaram uma audiência “pública” na Câmara dos Vereadores, com apoio da Federação das Indústrias do estado, que tem forte influência da família Zahran, proprietária da emissora de TV. A audiência, que não foi tão pública assim, pois não teve qualquer chamamento à população ou às lideranças comunutárias, na mídia local, apesar de ter a participação decisiva dos técnicas da TV Morena, teve o apoio de alguns vereadores interessados mais na exposição na mídia do que defender interesses comunitários e sociais.

O proposta foi encampada pelos senadores Valter Pereira e posteriormente Delcídio do Amaral, sendo que este último se apressou e, como numa “rasteira” no senador Pereira, se aliou ao ex-senador Julio Campos para apresentar proposta de mudança do fuso nos dois estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, diretamente no Senado Federal.

Depois desse encaminhamento, o senador Valter Pereira retrocedeu e propôs a realização de um plebiscito em Mato Grosso do Sul para saber da população se deseja a mudança no fuso horário.

Os poderes, econômico e político, locais estão em plena campanha e é possível observar inúmeros veículos em Campo Grande que ostentam adesivos pró mudança do fuso horário (Mato Grosso do Sul na hora certa), assim como dezenas de out-doors (painéis) patrocinados pela Federação das Indústrias (Fiems) e pela mídia como forma de influenciar a população para responder positivamente à proposta de mudança do fuso horário.

About these ads

15 Respostas para “Mudança de horário em Mato Grosso do Sul terá plebiscito

  1. ó, na boa? Eu acho que tem taanta cooisa pra muda , tem qe mda oo horario?!;~
    Agente vaai te qe acoorda mais cedo, e vai ta tudoo escuro. E cara, EU TENHO MEDO DO ESCURO ;x
    me falaa, oqe qe eu faaço?! ;//

  2. VAI FICA TUDO PREEETO :/

  3. Olha aí moçada. Para quem não gosta de levantar cedo e trabalhar é ruim. Mas, a sério, a mudança é necessária, pois, quando aqui ainda estamos trabalhando, lá em Brasília e em todos os órgãos federais dos outros estados já encerraram o expediente.

  4. Rogério Vidmantas

    Como disse o amigo do primeiro post, com tanta coisa na frente bem mais importante, vamos nos preocupar com o horário??? A verdade é que a mudança do horário não vai alterar em nada as relações comercias do Estado, hoje é tudo feito online, 24 horas por dia e, se tivesse mais um tempinho, seria usado também. Se é a TV Morena que está pressionando por isso não posso afirmar, mas que é estranho esse assunto apenas agora, isso é. Quanto a acordar mais cedo, basta olhar nesses dias de inverno como está a manhã por volta das seis, seis e meia, horário médio que as pessoas acordam. Agora imagina isso uma hora mais cedo e neste frio. O número de doentes, principalmente de crianças que estudam no matutino irá aumentar, e muito. Resumindo: Mudança de Horário NÃO!!!

    Rogério Vidmantas
    rogerio@conesulesportes.com.br
    http://www.conesulesportes.com.br

  5. Eu sou a favor, e isso traria vários benefícios. Tem muita gente que reclama por ter que acordar mais cedo, mas também iriam dormir mais cedo… é só pensar um pouquinho né gente. E enquanto esse estado não sai do atraso da falta de industrias e uma população com meia dúzia de gente, pelo menos no horário o MS podia alcançar o resto do país…

  6. O povão não vai querer mudar. O povão nunca quer nada, só posto de saúde e bolsa esmola. Já não quiseram mudar o nome do estado, preferiram que os outros estados continuem confundindo o MS com o MT, e agora não vão querer mudar o horário também. Mas esse nem é o problema desse estado, o maior problema desse estado, é a sua população, e nisso, não há plebiscito que dê jeito!

  7. Eu voto a favor da mudança ! Só vejo beneficios.

  8. Eu sou a favor da mudança de nome do estado do MS, assim nao vao mais confundir o MT com MS, e a favor da mudança do horario de MS tambem.. porque nao?!? nao se consideram o quintal de SP, em que possuir o mesmo fuso-horario, para que nao haja divergencia. e pra que levar em consideração a curvatura terrestre?!? e que os raios solares não incidem de forma uniforme em todo globo terrestre. que maravilha, ai podem dizer que mesmo morando em uma zona tropical, no inverno adotam uma medida de paises de clima temperado. e ir trabalhar as 7hs da manha com a penumbra noturma.

  9. aqueles que são a favor da mudança de horário, antes de formar a opinião a favor ,devem primeiro ouvir a classe médica e saber as implicações que essa mudança trará (caso seja aprovado) para a saúde das pesssas, uma vez que o sono tem a função de reparador do nosso corpo. e será prejudicado em MS com 1:34 a menos de sono.Pois o nosso dia começará assim, com 1:34 a menos que o de São Paulo. Não meramente uma questão de acordar mais ou cedo ou que a população é preguiçosa, mas é uma questão de saúde,pois se dormirmos menos, seremos mais extressados, menos concentrados e isso acerretará sérias prejuizos em nossa atividade diária. Pensem bem e pesquise bastante antes de tomarem uma posição. As nossas crianças, os nosso idosos serão os maiores prejudicados com a mudança. Pensem bem. SOU CONTRA A MUDANÇA,por esses fatores e outros implicações.

  10. Pra quem mora no paraguay e trabalha ou estuda como fica a situação podem resolver ou responder? Obrigado

  11. Pra quem mora no paraguay ou estuda como fica a situação podem responder?

  12. Larguem de serem molengas, ninguem vai acordar mais cedo, vai da tudo na mesma merda, de certo vcs tão na praia pra fica acordando cedo!! cazzo

  13. eis a questao, beneficiar economicamente ou a saude da populaçao…a proposta de mudança é viavel, mas nota-se o real interesse da mídia nesta mudança…aa populaçao nao pode ser influenciada por ela pois sabemos o quanto é golpista.

  14. Euoo so contra pois o nosso estadoo cresceuu graças a esse horario pois enquanto en outros estados eles estão fechando o seus estabelecimentos nois estamos akii trabalhando duro para crescer cada vez mais .E con a mudança de horário o nosso organismos vai sofrer grandes mudanças, tais como:
    *Menor produtividade no dia-a-dia
    *Aumento da taixa de colesterol
    *Prisão de ventre
    *Cancêr de pele
    *Mudança de humor
    *entre outros !

  15. Quando que vai mudar. Já estamos em maio de 2013 e até agora, nadaaaa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s